COMO TUDO PODE COMEÇAR
Capítulo I

“João era um jovem de dezasseis anos e tinha uma vida normal para a sua idade. Numa noite chuvosa de Outono, acorda de súbito às duas da manhã com uma sensação estranha, como se algo não estivesse bem. Sente o coração a bater a um ritmo acelerado. De início não liga. Volta-se na cama e procura adormecer de novo. Passados cinco minutos, começa a sentir-se angustiado, nervoso sem saber porquê. Começa então a prestar atenção ao que sente. Repara num certo mal-estar generalizado e numa sensação de opressão no peito. Começa a sentir-se com medo, algo confuso e ansioso mas continua a resistir. Tenta a todo o custo ignorar os sintomas e adormecer de novo. Ao voltar-se de lado, de repente vê um vulto escuro, aquilo que parecia ser uma pessoa no quarto, junto à sua mesa-de-cabeceira. Dá um salto da cama e levanta-se. Assustado e confuso, pensa para si mesmo: “Eu vi aqui alguém, está aqui alguém”. João entra em pânico, grita pelos pais e em lágrimas vai ter com eles ao seu quarto. Nessa noite não voltou a adormecer.

Durante as semanas seguintes, João não voltou a ver mais nenhum vulto mas os ataques de pânico começaram a tornar-se mais frequentes. Durante a noite começou a ouvir vozes que segundo o João faziam comentários sobre ele e diziam para ele fazer mal a si próprio (suicidar-se). Após recorrer inúmeras vezes às urgências do hospital da sua zona, e de ter realizado inúmeros exames em que não foi encontrada nenhuma causa orgânica nem psicológica para os seus sintomas, João foi diagnosticado com Esquizofrenia.”

 

João é um nome fictício mas a descrição é verdadeira. Para a moderna psiquiatria trata-se de um típico início de Esquizofrenia entre muitos outros possíveis. É considerada uma doença do foro mental e afecta milhões de pessoas em todo o mundo e em todas as culturas. Pelo menos uma em cada cem pessoas é diagnosticada com esta doença. Estima-se que esse número seja significativamente superior, se se levar em conta os casos não diagnosticados, assim como os episódios breves e passageiros que milhões de pessoas em todo o mundo experimentam pelo menos uma vez na vida. Em Portugal, estima-se que existam entre 60 000 a 100 000 esquizofrénicos.

 

WhatsApp chat
Ligar Agora
Verified by MonsterInsights